Tema: "Aprofundamento do Jogo e do Brincar na Educação Infantil".
.
Na noite de 25 de fevereiro, teve início o GEPI - Grupo de Estudos sobre a Primeira Infância, um projeto dedicado à capacitação das 16 professoras da Educação Infantil da SLAN. A iniciativa, que será realizada ao longo de 10 encontros de duas horas cada, ocorre no Ateliê Prateado de Lajeado e tem como tema central "Aprofundamento do Jogo e do Brincar na Educação Infantil".
.
A ideia do grupo de estudos surgiu em 2023 e, ao longo de 2024, foi sendo aprimorada. A coordenação e direção da SLAN, juntamente com os profissionais da educação infantil, identificaram a necessidade de aprofundar conhecimentos e reflexões sobre a infância e a prática pedagógica. O objetivo é repensar documentos pedagógicos e transformar a escola infantil em um espaço inovador, que não apenas eduque o intelecto, mas também as emoções e valores essenciais, como solidariedade, equidade e trabalho em equipe.
Durante os encontros, as professoras vão explorar formas de promover um ambiente que valorize o brincar como ferramenta fundamental para o desenvolvimento infantil. A proposta é que a escola seja um espaço de construção de conhecimentos significativos, onde as crianças possam investigar e nutrir o senso crítico e estético por meio da brincadeira.
Para inspirar o grupo, a Coordenadora Pedagógica, Angelisa Klein , trouxe reflexões do livro "Os fios da infância" , das irmãs Angeles e Isabel Abelleira. A obra reforça a importância da busca contínua pelo conhecimento e da valorização da infância como um período essencial para a construção do ser humano.
O GEPI surge, assim, como uma oportunidade de reinvenção da prática pedagógica , alinhando-se a uma visão mais sensível e inovadora da educação infantil. Ao considerar o brincar como direito e meio essencial de aprendizagem, o grupo reafirma o compromisso da SLAN em construir uma educação que fortaleça a infância no presente, preparando as crianças para o futuro de forma integral e significativa.
Comentários