Desde a quinta-feira (10) na abertura da Expovale 2022, aqueles que quiserem doar livros novos e usados, em bom estado de conservação, para o acervo da biblioteca da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) poderão encontrar caixas de coleta nas entradas do evento. A Campanha está sendo realizada pelo Lions Clube Lajeado Florestal, que também é responsável pela portaria da feira. A arrecadação ocorre de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro, durante o período da Expovale.
O presidente do Lions Florestal, José Ademir Dick, afirma que ler estimula a imaginação das crianças, gera curiosidade, perguntas, que, por sua vez, geram conhecimentos e novos aprendizados, além de novas maneiras de enxergar a realidade. Dick afirma que a leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado e interpretação. “Ler diferentes histórias, escritas por diferentes autores, de diferentes culturas e que tem uma visão de vida distinta, permite o contraditório, além de aumentar nossa capacidade de aceitar as diferenças”, salienta o presidente.
Segundo Dick, o clube de serviço desenvolve constantemente atividades voltadas à educação e será gratificante receber os livros, pois acreditam que a leitura desenvolve muitas habilidades nas crianças e projeta um futuro melhor. “Estamos felizes por mais essa parceria entre Slan, Acil e Lions, afinal nosso lema é: o olhar voltado para um futuro melhor", conta.
A coordenadora administrativa da Slan, Sandra Pretto, destaca que a entidade busca aumentar o número de livros na biblioteca interna. A intenção é dar mais opções de leitura para as crianças e adolescentes. “Nós incentivamos a leitura e contações de histórias para estimular o hábito deles de lerem constantemente livros”.
Comments