Na noite de quarta-feira (23) ocorreu no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) o encerramento dos Projetos realizados nos três Centros de atendimento da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), financiados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado, durante o ano de 2023. O evento contou com a presença de profissionais, membros da diretoria, representantes das secretarias e os familiares, além dos jovens atendidos na Slan, que foram contemplados com muito aprendizado.
O Centro Pedro Albino Müller, localizado no bairro Santo Antônio, se apresentou na categoria teatro, a partir do projeto “Contando, Cantando e Encantando”. No Centro Lenira Maria Müller Klein, localizado no bairro Centro, o Projeto “Criando Arte” ensinou mais sobre moda e empreendedorismo, através da customização de roupas já utilizadas. O Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina, Lar da Menina, realizou o Projeto Florescer, que buscou construir e transformar a autoestima, desenvolvendo a autoimagem, ensinando mais sobre maquiagem, cabelo e manicure.
A Secretária do Desenvolvimento Social, Ceci Maria Rodrigues Gerlach, acredita na importância dos projetos sociais e destaca que a Slan é a única entidade do município que atende criança e adolescente no período do turno oposto da escola. “O Projeto, financiado pelo Fundo Municipal da Criança, busca mostrar que existe oportunidades e possibilidades das entidades também prestarem atendimento à comunidade, assim como a Slan. Parabéns a toda equipe de profissionais, professores, monitores, equipe técnica, governo de Lajeado que aposta na entidade. Nós enquanto representantes da secretaria de assistência social e conselhos da criança e adolescente só temos a agradecer. Parabéns pela entidade que tem dedicação e famílias, agradeçam por ter nesse espaço, aquilo que é de melhor para seus filhos”, diz.
O presidente da Slan, Renato Specht, afirma que todas as famílias devem sentir orgulho de deixar as crianças e adolescentes na Slan. “Quando olhamos os três projetos desenvolvidos, vemos que elas se desenvolvem para que tenham um futuro melhor dentro da sociedade. Ao cumprimentar as crianças, cumprimentamos o futuro. E se elas conseguem desenvolver suas atividades, é porque temos uma sociedade com olhar para o desenvolvimento”, conta.
A Slan agradece a direção do Colégio Evangélico Alberto Torres, o Ceat, pela cedência do Teatro para a realização do evento.
Os Projetos desenvolvidos
O Centro Pedro Albino Müller, localizado no bairro Santo Antônio, se apresentou na categoria teatro, a partir do projeto “Contando, Cantando e Encantando” com a história “A menina e o Vento”, conduzida pelo professor de teatro Anderson Balhero. O projeto surgiu pelo interesse de crianças e adolescentes por atividades relacionadas a arte e cultura, quando perceberam que o teatro unido a musicalização poderiam ser ferramentas para a transformação social e do meio em que vivem, promovendo a ampliação de capacidades físicas, artísticas e culturais e possibilitando o desenvolvimento de potencialidades e habilidades.
No Centro Lenira Maria Muller Klein localizado no bairro Centro, foi realizado o Projeto “Criando Arte” ocorreu buscando aliar a moda, o empreendedorismo, a capacitação e o bem-estar através da customização de roupas já utilizadas, prolongando a vida útil das peças, criando uma possibilidade de geração de renda aos adolescentes e contribuindo para a formação de sua identidade e inclusão social. O Projeto contou com a condução das profissionais Valentina Vargas e Verá Darde.
No Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina, o Lar da Menina, ocorreu o Projeto Florescer, que leva esse nome por se tratar de um Projeto individual de construção e transformação da autoestima, desenvolvendo a autoimagem, valorizando aspectos físicos e emocionais e buscando diferentes formas de expressão, como o reconhecimento de um estilo próprio, maquiagem, cabelo e manicure, que são veículos de empoderamento e autoestima. O Projeto contou com o apoio dos voluntários Leo Wichrowski e Janaína Baron.
Comments