
CENTRO
LENIRA MARIA MÜLLER KLEIN
A história do Centro Lenira Maria Müller Klein, está intimamente ligada a criação da Slan, antes denominada Sociedade Lajeadense de Atendimento aos Necessitados. Tem seu início em 16 de dezembro de 1958, quando líderes da comunidade estabeleceram a estrutura de uma entidade sem fins lucrativos. Até 1975, os idealizadores deste sonho Slan pensaram a Instituição com caráter de assistência, como repassador de verbas. Porém, 1976, não se contentando com este fim, resolveram em parceria com a comunidade e poder público, investir num lugar que acolhesse crianças que estavam pelas ruas desprotegidas, com fome, doentes, muitas sem roupas adequadas para as estações.
Com o passar do tempo e com mudança da legislação, a ideia de um local assistencialista passa a ter um caráter de garantia de direito em que a Educação Infantil e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no contra turno escolar se tornam um espaço de conquista de uma comunidade, ou seja, de acesso a educação e a convivência saudável e segura.
A SLAN tem sua origem nesta comunidade, por isso a história deste Centro é a história da Slan que viu seus filhos e netos crescer nesta casa. O Centro Lenira Maria Müller Klein tem esse nome para homenagear uma das grandes incentivadoras, protetora e trabalhadora deste projeto grandioso: Sra. Lenira Maria Müller Klein. Foram anos de muita dedicação acreditando que “Investir na criança é projetar um mundo mais humano, feliz e solidário”, lema de sua autoria.
Está localizada em área central o que favorece sua organização e funcionalidade bem como das famílias atendidas, tendo em vista que acolhe crianças e adolescentes de todos os bairros do município de Lajeado, pois o transporte rodoviário favorece essa movimentação. Justifica também a presença significativa de crianças e adolescentes que tem seus responsáveis trabalhando nos dois frigoríficos da cidade e que o Centro Lenira acolhe desde as primeiras horas da manhã.
O Centro Lenira está inserido numa comunidade com histórico de lutas e perdas. O entorno refere à comunidade do “cantão do sapo” que sofre com alagamentos e consequentemente perdas de suas casas, bens conquistados e exposições em locais coletivos insalubres. Local de grande vulnerabilidade e risco social por apresentar uma realidade de violência social, como tráfico, uso de drogas, homicídios, baixa renda e desemprego. Portanto, entende-se o quanto o Centro Lenira é importante para esta comunidade do Bairro Centro, pois nela muitas famílias tem a certeza de que seus filhos têm alimentação saudável, processo de aprendizagem escolar e social, segurança e dignidade em sua acolhida e cuidado.
Com a vinda de imigrantes haitianos, bengaleses, indianos, nigerianos e senegaleses para Lajeado, encontraram nesta comunidade a acolhida e lugar para residirem. Este fenômeno trouxe diversidade cultural e introduziu no Centro Lenira uma demanda que exigiu adaptação dos profissionais quanto à linguagem e um olhar quanto à cultura e costumes.



















