top of page
slan_patronos__0001_lenira.jpg

CENTRO

LENIRA MARIA MÜLLER KLEIN

A história do Centro Lenira Maria Müller Klein, está intimamente ligada a criação da Slan, antes denominada Sociedade Lajeadense de Atendimento aos Necessitados. Tem seu início em 16 de dezembro de 1958, quando líderes da comunidade estabeleceram a estrutura de uma entidade sem fins lucrativos. Até 1975, os idealizadores deste sonho Slan pensaram a Instituição com caráter de assistência, como repassador de verbas. Porém, 1976, não se contentando com este fim, resolveram em parceria com a comunidade e poder público, investir num lugar que acolhesse crianças que estavam pelas ruas desprotegidas, com fome, doentes, muitas sem roupas adequadas para as estações.

Com o passar do tempo e com mudança da legislação, a ideia de um local assistencialista passa a ter um caráter de garantia de direito em que a Educação Infantil e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no contra turno escolar se tornam um espaço de conquista de uma comunidade, ou seja, de acesso a educação e a convivência saudável e segura.

A SLAN tem sua origem nesta comunidade, por isso a história deste Centro é a história da Slan que viu seus filhos e netos crescer nesta casa. O Centro Lenira Maria Müller Klein tem esse nome para homenagear uma das grandes incentivadoras, protetora e trabalhadora deste projeto grandioso: Sra. Lenira Maria Müller Klein. Foram anos de muita dedicação acreditando que “Investir na criança é projetar um mundo mais humano, feliz e solidário”, lema de sua autoria.

Está localizada em área central o que favorece sua organização e funcionalidade bem como das famílias atendidas, tendo em vista que acolhe crianças e adolescentes de todos os bairros do município de Lajeado, pois o transporte rodoviário favorece essa movimentação. Justifica também a presença significativa de crianças e adolescentes que tem seus responsáveis trabalhando nos dois frigoríficos da cidade e que o Centro Lenira  acolhe desde as primeiras horas da manhã.

O Centro Lenira está inserido numa comunidade com histórico de lutas e perdas. O entorno refere à comunidade do “cantão do sapo” que sofre com alagamentos e consequentemente perdas de suas casas, bens conquistados e exposições em locais coletivos insalubres. Local de grande vulnerabilidade e risco social por apresentar uma realidade de violência social, como tráfico, uso de drogas, homicídios, baixa renda e desemprego. Portanto, entende-se o quanto o Centro Lenira é importante para esta comunidade do Bairro Centro, pois nela muitas famílias tem a certeza de que seus filhos têm alimentação saudável, processo de aprendizagem escolar e social, segurança e dignidade em sua acolhida e cuidado.

Com a vinda de imigrantes haitianos, bengaleses, indianos, nigerianos e senegaleses para Lajeado, encontraram nesta comunidade a acolhida e lugar para residirem. Este fenômeno trouxe diversidade cultural e introduziu no Centro Lenira uma demanda que exigiu adaptação dos profissionais quanto à linguagem e um olhar quanto à cultura e costumes.

O Centro Lenira usufrui de espaços no entorno como do Ginásio Esportivo Nelson Francisco Brancher, Centro Cultural de Lajeado, Biblioteca Pública, SESC. Mantém uma parceria de complementaridade com a rede de educação básica municipal e estadual no contra turno principalmente com as Escolas da rede Estadual Irmã Branca e Fernandes Vieira.

A rede socioassistencial que garante à proteção a criança e adolescente de Lajeado está no entorno da Slan favorecendo o Centro Lenira: Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, STHAS, CREAS e CRAS, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, Secretaria de Educação e Equipe de Apoio, Secretaria de Saúde e Caps Crescer, Centro de Saúde e ESF, Hospital, Escolas de Educação Infantil, Escolas de Ensino Fundamental e Médio Estaduais e Particulares, Igrejas, Clubes de Mães, Unimed. Esta rede social de apoio contribui e faz com que ações de proteção e garantia de direitos possam ser efetivados com maior agilidade e rapidez.

Segundo dados coletados no RMA de agosto de 2020, são 241 famílias atendidas neste Centro, totalizando 280 crianças e adolescentes de 2 a 15 anos, destas apenas 26 são beneficiadas no Programa Bolsa Família com transferência de renda.

 

Quanto às condições habitacionais, 54% residem em casa própria, 40% em casa alugada e 6% em casa cedida. Os dados reforçam a importância da oferta de espaços que contribuam para que as famílias estejam no mercado de trabalho seja formal ou informal o que contribui para que saiam da condição de baixa renda e possam prover por suas necessidades de forma digna.

A comunidade respeita a entidade e seu papel no meio onde está. O Executivo Municipal, o Judiciário e o Legislativo Municipal olha com respeito e se refere à entidade, onde tudo começou com reconhecimento quanto a sua história. A comunidade no entorno atende o chamado e participa da entidade, pois compreende sua importância na própria organização e funcionamento familiar, pois conta com a Slan para que possa garantir aos seus filhos o desenvolvimento de que precisa para ser feliz.

A Slan respeita e acolhe a vida que acontece ao seu redor, pois faz parte de sua história. São crianças, adolescentes, famílias, comunidade, profissionais, funcionários, parceiros, colaboradores que vão mantendo a estrutura física e humana deste Centro. A Instituição vê com otimismo e acredita no protagonismo de cada um, na importância do que é, faz e onde  está. Prioriza uma equipe multidisciplinar de qualidade desde o corpo docente até o funcionário com capacitações, paradas pedagógicas, cursos afim. A busca de captação de recursos através de projetos sociais e parceiros fidelizados, termos de fomento com o poder público municipal (STHAS) e Federal (FUNDEF), doações  garantem a continuidade da Slan.

 

 

Referência Bibliográfica: Acessível em www.ibge.org.br/cidades/   Acessível em www.lajeado.rs.gov.br  (Governo – história – bairros de Lajeado)  Dados coletados do RMA de agosto de 2020

bottom of page