guardiões da paz
O Projeto Guardiões da Paz busca promover ações que favoreçam a formação de crianças e adolescentes conscientes, líderes e protagonistas de uma cultura de paz, contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho proativo e preventivo.
O projeto Guardiões da Paz surgiu diante do contexto social que trazia a violência como forma de resolução dos problemas que sobrevinham a uma sociedade capitalista com valores éticos e morais em crise. Formar lideranças para uma cultura de paz, em que sujeitos possam ser protagonistas de uma transformação social positiva é o grande desafio do projeto.
A assistente social Márcia Duarte afirma que a instituição é responsável de contribuir na formação de sujeitos em sua totalidade, éticos, responsáveis, com projeto de vida. “Nosso papel é promover e dar condições para que crianças e adolescentes se desenvolvam de forma integral, com valores, em um ambiente saudável, participativo em que se sintam pertencentes e amados. Ser um guardião da paz é compromisso com o respeito, responsabilidade, escuta, afeto, a tolerância, gratidão e tantos outros sentimentos que nos fazem ser diferentes onde quer que estejamos”.
"Todo o trabalho feito com dedicação, responsabilidade, compromisso, amor contribui para uma realidade social melhor. O mais importante é acreditar que temos capacidade e que todos temos compromisso com a felicidade primeiro com da gente mesmo para que possa dar significado e intensidade a tudo o que se faz para os outros. Daí sim, tudo passa a ter um sentido maior.
Ser um Guardião da Paz é orgulho para cada criança que está na Slan. Desde muito cedo aprendem que podem fazer diferente e fazem, pois pais procuram a Slan para saber o que é ser um guardião da paz, pois seu filho chega em casa dizendo que se pode falar sem gritar, que as pessoas podem falar e não brigar. Isto transforma”, diz Márcia.
As principais ações do projeto
1. Os Círculos de Construção de Paz com as crianças da Educação Infantil e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com suas famílias, com os parceiros da saúde nos bairros em círculos com a comunidade., que possibilita falar de sentimentos, valores; de desenvolver a escuta e a fala;
2. A música que tem estimulado o potencial das crianças e adolescentes e valorizados a cada apresentação naquilo que sabem e podem fazer;
3. Teatro e Hora do Conto que promovem a expressão corporal, que estimula a criatividade e a poder da imaginação;
4. As oficinas e projetos pedagógicos trazem em sua essência ações de valorização do protagonismo das crianças e adolescentes na sua formação social, familiar e aprendizagem.