QUEM SOMOS
A Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN) foi fundada em 16 de dezembro de 1958, a partir da mobilização de líderes comunitários comprometidos com a construção de uma entidade sem fins lucrativos, voltada à proteção e ao desenvolvimento da infância e adolescência.
Atualmente, a SLAN oferece duas modalidades de atendimento Educação Infantil em turno integral, para crianças de 2 a 5 anos e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no contraturno escolar, destinado a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.
As atividades são desenvolvidas em três Centros de Atendimento, beneficiando diretamente 736 crianças e adolescentes, com ações educativas, socioassistenciais e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Centro Lenira Maria Müller Klein de Atendimento à Criança e ao Adolescente
BAIRRO CENTRO
Centro Nora Oderich de Atendimento à Criança e ao adolescente
BAIRRO CONSERVAS
Centro Pedro Albino Müller de Atendimento à Criança e ao Adolescente
BAIRRO SANTO ANTÔNIO
Localizados estrategicamente, os três Centros de Atendimento da SLAN acolhem um número significativo de crianças e adolescentes provenientes de comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social nos bairros de Lajeado. Diante dessa realidade, a SLAN se consolida como uma resposta concreta e humanizada, oferecendo um espaço de cuidado, desenvolvimento e valorização da dignidade humana.
Por meio de atividades voltadas à garantia de direitos, proteção integral, socialização e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a SLAN atua de forma articulada com a escola, a família e a sociedade. Seu trabalho é pautado em ações transformadoras, que buscam ampliar horizontes e construir trajetórias mais justas e promissoras.
Para a execução de seu Projeto Social, a SLAN conta com uma ampla e sólida rede de parcerias:
-
Órgãos públicos: Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), CRAS, CREAS, Secretaria da Saúde (Postos de Saúde e CAPS Infantil);
-
Educação: Redes de Ensino Municipal e Estadual;
-
Conselhos de Direitos: COMDICA, CMAS, COMED;
-
Sistema de Garantia de Direitos: Ministério Público e Conselho Tutelar;
-
Iniciativa privada e sociedade civil: Parcerias com empresas como BR Foods, Companhia Minuano de Alimentos, SESC-RS (Mesa Brasil), Clubes de Serviço LIONS e ROTARY, além do apoio essencial de pessoas físicas e jurídicas por meio do programa Apadrinhamento do Coração.
Nos Centros são oferecidas cinco refeições diárias e realizados encaminhamentos para atendimentos médicos gratuitos, por meio de parceria com especialistas da Unimed e das unidades básicas de saúde.
Ao longo de sua trajetória, a SLAN superou inúmeros desafios com resiliência e compromisso. Sua história se confunde com a de tantas pessoas determinadas a fazer da entidade um lugar de afeto, cuidado, proteção e aprendizado. Mais do que uma instituição, a SLAN é um espaço vivo de transformação e esperança.
FORMAS DE ATUAÇÃO
-
Atendimento em Educação Infantil dos 2 aos 5 anos em turno integral.
-
Atendimento em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos 6 aos 15 anos em contraturno ao escolar.
PÚBLICO ALVO
São crianças e adolescentes de 2 a 15 anos oriundas de territórios que apresentam situações de vulnerabilidade social e risco pessoal por diferentes formas como isolamento; baixa renda; trabalho infantil; submetidos a outras violações de direito; com medidas de proteção do ECA, crianças e adolescentes com deficiência, famílias cujos pais estão inseridos no mercado de trabalho formal e informal e atendem os critérios de inclusão da entidade.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
Educação em tempo integral
346 crianças (2 a 5 anos)
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Contraturno ao Escolar
390 crianças e adolescentes (6 a 15 anos)
TOTAL: 736 crianças e adolescentes