QUEM SOMOS
A Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente foi fundada em 16 de dezembro de 1958, quando líderes da comunidade estabeleceram a estrutura de uma Entidade, sem fins lucrativos.
Hoje a Slan mantém 2 modalidades de atendimento: Educação Infantil com atendimento em turno integral dos 2 aos 5 anos e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV (contraturno escolar) dos 6 aos 15 anos, totalizando 640 crianças e adolescentes atendidos em três Centros de Atendimento:
Centro Lenira Maria Müller Klein de Atendimento à Criança e ao Adolescente
BAIRRO CENTRO
Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina
BAIRRO CONSERVAS
Centro Pedro Albino Müller de Atendimento à Criança e ao Adolescente
BAIRRO SANTO ANTÔNIO
A localização estratégica dos três Centros de Atendimento contempla uma demanda significativa de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, oriundos de famílias de baixa renda. A Slan apresenta-se como resposta a esta realidade, onde são executadas atividades voltadas à garantia de direitos, promoção, proteção, desenvolvimento e socialização, e propostas de ações com a família, escola e comunidade.
Para a execução do Projeto Social, a Slan conta com importante rede de parceria como: Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social - STHAS, CRAS e CREAS; Rede de Ensino Municipal e Estadual; Secretaria da Saúde através dos Postos de Saúde locais e CAPS Infantil; Conselhos de Direitos: COMDICA, CMAS e COMED; Sistema de Garantia de Direitos: Ministério Público e Conselho Tutelar. A entidade sempre pode contar com a comunidade lajeadense: parcerias importantes de pessoas físicas e jurídicas no Programa Apadrinhamento do Coração; Convênios com Empresas locais como BR Foods e Companhia Minuano de Alimentos, SESC-RS – Mesa Brasil e Clubes de Serviços LIONS e ROTARY.
São servidas 5 refeições por dia, totalizando no ano de 2020: 360.878 mil refeições. Prestamos encaminhamentos de crianças e adolescentes a consultas gratuitas com especialistas da Unimed e Postos de Saúde.
Nestes 62 anos de dedicação a Slan superou dificuldades, trabalhou com muita determinação quanto ao seu projeto em atender crianças e adolescentes. A história da Slan se confunde com a via de pessoas determinadas em fazer desta Entidade um lugar de afeto, cuidado, proteção e conhecimento.
FORMAS DE ATUAÇÃO
-
Atendimento em Educação Infantil dos 2 aos 5 anos em turno integral.
-
Atendimento em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos 6 aos 15 anos em contraturno ao escolar.
PÚBLICO ALVO
São crianças e adolescentes de 2 a 15 anos oriundas de territórios que apresentam situações de vulnerabilidade social e risco pessoal por diferentes formas como isolamento; baixa renda; trabalho infantil; submetidos a outras violações de direito; com medidas de proteção do ECA, crianças e adolescentes com deficiência, famílias cujos pais estão inseridos no mercado de trabalho formal e informal e atendem os critérios de inclusão da entidade.
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
Educação em tempo integral
253 crianças (2 a 5 anos)
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Contraturno ao Escolar
390 crianças e adolescentes (6 a 15 anos)
TOTAL: 643 crianças e adolescentes