top of page
slan_patronos__0002_pedro.jpg

CENTRO

PEDRO ALBINO MÜLLER

A comunidade do Bairro Santo Antônio é formada por famílias de descendentes de várias etnias que foram se instalando nestas imediações quando foi criada a Chácara da Prefeitura a partir da década de 50. Por ser um espaço público, aos poucos, casebres e choupanas foram se instalando, trazendo uma realidade de vulnerabilidade social, econômica, de saúde e educação. Por conta destas necessidades, entidades públicas, religiosas e a comunidade se organizaram para dar conta da problemática social.

O Bairro Santo Antônio conta com uma rede socioassistencial articulada em que encontramos 2 Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde de Família - ESF, 1 Escola de Ensino Fundamental e 1 Escola de Ensino Fundamental e Médio, 2 Escolas de Educação Infantil, Projeto Vida, ações da Univates, Centro Pedro Albino Müller - Slan, Clubes de Mães, Associação de Bairro e Igrejas. Também no bairro se encontra a Casa de Acolhimento Institucional SAIDAN.

 

Com a oferta de trabalho no município de Lajeado, muitas famílias encontraram no Bairro um espaço para se acomodarem inchando as problemáticas e necessidades do local o que implica mais políticas públicas para dar conta da realidade social do local.

Em 2017, com a construção das unidades habitacionais do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, 160 novas famílias passaram a integrar a comunidade do bairro, ocupando apartamentos no condomínio Novo Tempo II.

A inserção destas famílias na Slan acontece por busca ativa, pois pertencem a gerações que já passaram pela entidade, porque acreditam no trabalho, conhecem os profissionais que ali atuam e tem uma história de convivência e de pertencimento. As relações com a entidade ultrapassam a cerca e os portões pois estes são mecanismos necessários de contenção e segurança de fora para dentro da entidade.

A realidade de violência está presente no bairro e entorno. Em suas diferentes configurações a violência tem se manifestado em suas histórias de vida, o que nos deixa alertas, pois expõem as crianças e adolescentes a cenas fortes com relatos que acabam se tornando normais para o seu dia a dia. Para os profissionais cabe a tarefa de refletir sobre esta realidade e mostrar o verdadeiro valor da vida.

A Slan existe no Bairro Santo Antônio desde 1981, quando o idealizador, Sr. Pedro Albino Müller juntamente com representantes da comunidade uniram-se em prol da causa, preocupados com os anseios da comunidade, principalmente com crianças nas ruas precisando de um olhar de ensino e proteção. Assim a Slan sempre foi aceita e cuidada pela comunidade, se empenha, chama e escuta a família para participar dos processos de mudança que a legislação prevê. Reuniões frequentes, escutas das famílias, eventos na comunidade, oportunidade das crianças e adolescentes em vivenciar experiências novas e diferentes para que possa sonhar e lutar por aquilo que acredita ser seu projeto de vida. As famílias procuram a entidade como uma continuação de suas casas no cuidado de seus filhos. O que nos deixa vigilantes, pois acreditamos na autonomia e no protagonismo das famílias no controle de suas próprias histórias de vida familiar.

A instituição é um porto seguro, é onde a comunidade sabe que seus filhos estão protegidos, sendo orientados para verdadeiros valores, recebendo os cuidados quanto a alimentação e olhados quanto a saúde física, psicóloga e social, garantidos o acesso a seus direitos de cidadania o que rege a missão, visão e valores da entidade.

Conforme dados coletados em RMA de agosto de 2020, são 172 crianças e adolescentes matriculados no Centro Pedro e 122 famílias atendidas. Destas, 89% recebem até três salários mínimos e 59% é beneficiária do Programa Bolsa Família. Identificou-se ainda que,  80% das famílias não pagam aluguel, porém muitas residindo em áreas invadidas, ou ainda em terrenos que possuem duas ou até três residências, e muitas em condições precárias de habitabilidade.

O Centro Pedro Albino Müller está localizado em posição estratégica, pois seu acesso facilita o contato com a rede socioassistencial e a circulação dos pais e responsáveis. Apresenta uma estrutura cuja organização e funcionalidade beneficia o bem-estar das crianças e das famílias, bem como seu desenvolvimento integral, oportunizando aprendizagem, convívio, progressos afetivos e sociais. Prioriza uma equipe multidisciplinar de qualidade desde o corpo docente até o funcionário com capacitações, paradas pedagógicas, cursos afim. A busca de captação de recursos através de projetos sociais e parceiros fidelizados, convênios garantem a continuidade da Slan.

 

Referência Bibliográfica:  Acessível em www.ibge.org.br/cidades/   Acessível em www.lajeado.rs.gov.br   (Governo – história – bairros de Lajeado)   Diagnóstico Institucional feito entre maio e novembro de 2014 nos três Centro de Atendimento da SLAN.

bottom of page