top of page
slan_patronos__0000_nora.jpg

CENTRO

NORA ODERICH DE ATENDIMENTO À MENINA

O Bairro Conservas tem sua criação no ano de 1939 com o nome de São Bento do Sul.  Na década de 20, a família Oderich, originária de São Sebastião do Caí,  instalou uma empresa no ramo de produção de alimentos suínos hermeticamente fechados e conservados em embalagens de latas. Dois grandes chaminés foram construídos dando a  imagem de força e no alto do morro, um “palacete” abrigava Max Oderich, filho de Adolfo Oderich, que assumiu a filial em Lajeado. Muitas famílias foram atraídas para o trabalho, vindo povoar os arredores.

Em 1937, a filial foi transferida para Gravataí, ficaram as ruínas  representadas nos grandes chaminés, as famílias com seus filhos, netos e bisnetos, e a casa no alto do morro que depois de muitos anos veio a ser doada para entidades sociais. Neste mesmo ano o Prefeito em exercício dá o nome ao local de Bairro Conservas, como lembrança a fábrica que ali funcionou.

Em 1978, o Rotary Clube Lajeado cedeu a estrutura e faz convênio com a Slan para implantar  o Lar da Menina, apenas meninas poderiam ser atendidas. O lugar passa ser denominado Lar da Menina “Nora Oderich”, homenagem à esposa de Max Oderich. No ano de 2018, após 40 anos de parceria na manutenção da estrutura física do Lar, o Rotary faz a doação da estrutura localizada na Travessa Assex para a Slan, assumindo integralmente sua estrutura física e humana.

Lajeado por ser polo industrial, abriu frentes de trabalho e consequentemente povoaram estas novas áreas. No Jardim do Cedro residiam “os alemães”, eram eles que frequentavam a pequena escola hoje denominada Dom Pedro I. Afro descentes e outros imigrantes que colonizaram principalmente o Bairro Conservas frequentavam a escola São João Bosco. Ainda hoje se percebe uma divisão entre os grupos sociais existentes entre os bairros. Em 2017, 288 famílias advindas de todos os bairros de Lajeado, são contempladas no Programa Federal Minha Casa Minha Vida e passam a integrar a comunidade do Jardim do Cedro, ocupando o Condomínio Novo Tempo I.

A comunidade formada pelos dois bairros conta com 2 Escolas Municipais de Educação Infantil e o Lar da Menina que também absorve demanda de 2 a 5 anos. São 2 escolas de ensino fundamental e no contra turno escolar, o Lar da Menina oferece um serviço de qualidade com oficinas que atendem os anseios de meninas de 6 a 15 anos, priorizando o ser humano e seu protagonismo social.

Possui 2 Unidades Básicas de Saúde e ESF (Estratégia Saúde da Família) que absorvem a demanda de saúde do local. Ações integradas com a rede de saúde acontecem em que médicos e outros profissionais atendem solicitações de palestras e ações continuadas com as crianças e adolescentes. No Bairro Conservas encontramos a Casa de Acolhimento Institucional Trezentos de Gideon para crianças e adolescentes. Associações de Bairro, Igrejas, Clubes de Mães estão articuladas em cada bairro.

Por ser próximo ao Centro, o Bairro Conservas se torna de fácil acesso a atividades ilegais como o tráfico. O futebol tem sido uma proposta de contraturno a escola, porém não tem absorvido os jovens que ficam expostos aos olhos atentos de usurpadores da infância e do futuro saudável de meninos.

O Centro Nora Oderich está localizado no Bairro Conservas, porém atende demanda significativa do Bairro Jardim do Cedro. Segundo dados do RMA de agosto de 2020, são 129 famílias atendidas totalizando 147 crianças e adolescentes, sendo que apenas 7 crianças são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Das 129 famílias, 66% residem no Bairro Jardim do Cedro,  20% residem no Bairro Conservas e os demais 14% residem em outros bairros. A renda média das famílias que frequentam o Lar da Menina é de até 3 salários mínimos, uma vez que a permanência das meninas no centro e escola, beneficiam as famílias a buscar mercado de trabalho, o que proporciona melhor qualidade de vida.  As crianças e adolescentes presenteiam o entorno do Lar da Menina com música, arte e caminhadas de sensibilização melhor qualidade de vida.

A mantenedora do Centro Nora Oderich - Lar da Menina é a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente - Slan que faz captação de recursos através de projetos sociais, recebe doações da comunidade, tem parcerias com o poder público (STHAS) em forma de Termos de Fomento e conta com importantes empresas e serviços da comunidade lajeadense.

A Slan vê com otimismo e investe nas relações familiares porque acredita que o homem, seja criança, adolescente, adulto ou idoso, é protagonista e agente transformador do meio onde está. Não está alheia as mudanças sociais, a violência social, está vigilante e aposta nos profissionais que coloca à disposição no Centro Nora Oderich - Lar da Menina.

 

As capacitações, qualificações, cursos, paradas pedagógicas objetivam fortalecer o profissional no exercício de suas habilidades pedagógicas e humanas. A Slan pensa o aluno como um todo e investe na família, em trabalhos intergeracionais.

Os alunos, professores, funcionários, escolhem a instituição porque vê comprometimento, responsabilidade, competência e uma estrutura que acolhe de forma integral, valorizando sua presença onde está, seja como aluno, docente ou funcionário, cada um tem seu papel na organização e funcionalidade desta estrutura que se chama Lar da Menina.

 

Referência Bibliográfica:  Acessível em www.ibge.org.br/cidades/  Acessível em www.lajeado.rs.gov.br   (Governo – história – bairros de Lajeado)   RMA do mês de agosto de 2020

bottom of page