No dia 15/07, reunimos a equipe de Coordenação da SLAN, professores, educadores sociais e monitores do Centro Pedro Albino Müller no Bairro Santo Antônio, junto com a assistente social da entidade, para um momento especial de estudo e reflexão sobre o livro "A Pedagogia do Caracol" de Gianfranco Zavalloni. Exploramos uma ideia inovadora e desafiadora para o mundo atual: uma abordagem educativa e pessoal baseada na desaceleração de pensamentos e processos.
.
O livro enfatiza que aprendemos mais durante a jornada do que na busca por resultados rápidos. Valoriza vivências detalhadas e lentas como fundamentais para uma construção significativa. Em um contexto de avanço acelerado da tecnologia, essa proposta representa uma ressignificação crucial, buscando pausar a correria da vida para refletir em profundidade sobre questões em múltiplas dimensões: cognitiva, psicológica, social, cultural e afetiva.
.
Nosso encontro foi marcado por explanações inspiradoras, intensas reflexões e um profundo repensar da educação à luz dessa proposta. Juntos, buscamos criar novas metodologias e estratégias para tornar cada experiência educativa mais lenta, tranquila e experimental. Nosso objetivo é alcançar resultados construtivos e significativos, impactando positivamente as interações, aprendizados e o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes.
.
"Ao desacelerar, muitas vezes evoluímos mais rápido."
Comentários